terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Exús

Olá, irmãos de fé!



2018, ano regido por Xangô, Iansã e Exú. Mas o que você sabe sobre essa entidade? Exú, afinal de contas, é do bem ou é do mal? Vamos falar hoje sobre esse guardião, tão mal compreendido entre algumas pessoas.





Exu trabalha sempre em prol do bem, cumprindo fielmente a Lei Divina sob o comando de Ogum. Está mais próximo à gente, devido à sua constituição perispiritual mais densa, e visando o trabalho que exerce. É uma entidade que zela por sua evolução, conhecedor da LEI MAIOR, e se esforça para cumpri-la. Exú é guardião!

São espíritos que já encarnaram na terra e buscam prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade. São amigos quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados, mas gostam de presentes e de ser sempre lembrados. Em suas giras, dão consultas, resolvem problemas de trabalho, pessoal, demanda, etc. Em outras giras, trabalham protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Não confunda Exú com Kiumbas. Exú trabalha para ajudar, entregando a cada um o que lhe é de direito. As kiumbas, ou rabos de encruza,  são espíritos das sombras, que se agregam ao corpo mental de quem com eles se identifica na maldade, ou que se entrega ao negativismo. Quem faz o mal, atrai o mal. Você atrai aquilo que vibra. Exú combate as kiumbas, e te ensina a enxergar seus pensamentos e mostra aquilo que você carrega em seu coração.





"Exú é guardião dos caminhos, soldado dos Preto_Velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mal, sempre de frente, sem medo, sem mandar recados" (Estudo Básico de Umbanda - TULCA - Ednay Melo)

Seu dia é segunda-feira. Seu patrono é Santo Antônio. Sua bebida é a cachaça. Suas roupas são pretas e vermelhas, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem. Completam sua vestimenta usando cartolas, capas, véus, bengalas, punhais. Os elementos regidos por Exú são terra e fogo.

Os Exús tem palavra e as honram! Buscam sempre evoluir, e devido a sua função kármica, estão sujeitos à choques energéticos constantes, devido à baixa energia com a qual lidam. Se mostram mais duros do que outras entidades, mas são caridosos e quando não estão em missão, demonstram o enorme amor e compaixão que sentem pelos encarnados. Caminham pelos lugares mais perigosos para as almas humanas.

Existem algumas coisas que um guia de direita, como Preto Velhos, Caboclos e Crianças não lidam. É ai que entra Exú. Ele vai até a sujeira, tira a pessoa do apuro, livra dos problemas, tira do seu caminho. De maneira alguma Exú prejudica alguém. E se algum dele o fizer, certamente você não estará lidando com uma entidade de luz.



Pombas Giras


É o Exú feminino. Na verdade, são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. Executam, assim como os Exús, a Lei do Karma. São espíritos alegres e gostam de conversar sobre a vida.  São astutas, pois conhecem a maioria das más intenções. 


Em meu terreiro, trabalhamos com os Exús Do Lodo, Morcego, Tiriri, Sete Porteiras, Tranca Ruas das Almas entre outros. E temos o auxílio de Pomba Giras Maria Farrapo, Maria Mulambo, Maria Padilha, Sete Saias, entre outras. 



Saudação à Exú e Pomba Gira


A saudação usada é Laroiê Exú, que significa "meus respeitos" ou "eu te saúdo". Usamos também o termo Exú é Mojubá. Mojubá significa "grande. 

Exú é Mojubá = Exú é grande, Exú é rei!



Resumindo: Exú também é luz. Peça para o bem e Exú lhe dará, dentro do seu merecimento e no momento certo!




Axé à todos!









Fonte: Estudo Básico da Umbanda I
            Tenda de Umbanda Luz E Caridade - TULCA
            Ednay Melo
Fotos: via Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário