Hoje vamos aprender sobre uma linha de trabalho linda, os caboclos.
Os caboclos se dividem em diversas tribos, de diversas aldeias. Moram nas matas, onde recebem suas oferendas.
Sua cor é verde transparente para caboclas e verde leitoso para os caboclos.
Gostam de todas as frutas, milhos, vinho tinto (que representa o sangue de Cristo), gostam de tomar o sumo das ervas e apreciam o coco com vinho e mel.
Existem falanges de caçadores, guerreiros, feiticeiros, justiceiros. Dão passes e consultas. Dançam. Falam pouco, agem muito.
![]() |
Caboclo Curandeiro |
Caboclos constituem o braço forte na Umbanda. Muito utilizados no desenvolvimento mediúnico, cura (através de ervas e simpatias), desobsessões, solução de problemas psíquicos e materiais, demandas materiais e espirituais e uma série de outros serviços.
Trabalham também no kardecismo, na "mesa branca"
Os caboclos moram em aldeias, que se locomovem entre as esferas, ora em zonas próximas às trevas, socorrendo espíritos dementados, ora estão sobre algumas cidades de plano visível, etéreas, ou sobre o que resta das florestas. De lá, extraem, com a ajuda dos elementais, os remédios para a cura dos males do corpo.
Fumam charutos ou cigarrilhas. Falam de forma rústica. Seus brados são típicos.
Caboclo da Mata
Viveram mais próximos à civilização ou tiveram contato com ela
Caboclo da Mata Virgem
Viveram mais interiorizados na mata, sem nenhum contato com outros povos
Diferenças:
- especialidade de cada um
- irradiação que os rege (Orixá para quem trabalham)
- forma de trabalho (personalidade)
Formas Incorporativas
Caboclos de Oxum
Geralmente são suaves e costumam rodar. A incorporação acontece através do chakra cardíaco. Trabalham para doenças psíquicas (depressão, desânimo etc). Dão passe de dispersão e energização. Aconselham muito. Seus passes quase sempre trazem alívio emocional.
Caboclos de Ogum
Incorporação rápida e mais compactada no chão, não rodam. Consulta direta, gostam de trabalhos de ajuda profissional. Seus passes são para dar força física, ânimo
Caboclos de Iemanjá
Incorporam de forma suave, porém mais rápidos do que os de Oxum. Rodam muito. Trabalham para desmanchar trabalhos, com passes, limpeza espiritual, conduzindo essa energia para o fundo do mar.
Caboclos de Xangô
Incorporação rápida e contida, arriando o médium no chão. Trabalham para emprego, causa na justiça, imóvel e realização profissional. Dão passe de dispersão. São diretos para falar.
Caboclos de Nanã
São raros, trabalham aconselhando, mostrando o karma e como ter resignação. Dão passes levando eguns que estão perto. Incorporação contida, pouco dançam.
Caboclos de Iansã
Rápidos, deslocam muito o médium. São diretos para falar e muitas vezes pegam a pessoa de surpresa. Trabalham para emprego, assuntos de prosperidade. Sua função é passe de dispersão (descarrego)
Caboclos de Oxalá
Quase não dão consulta, geralmente passe de energização. São "compactados" para incorporar e não se deslocam muito. Sua principal função é dirigir e instruir os demais caboclos.
Caboclos de Oxóssi
Os que mais se locomovem, são rápidos e dançam muito. Trabalham com banhos e defumadores. Não possuem trabalho definido. Geralmente são chefes de linha.
Caboclos de Obaluaiê
São espíritos dos antigos pajés das tribos indígenas. Quase nunca incorporam, e quando o fazem, são em médiuns cujo Obaluaiê é o primeiro Orixá. Parece um preto velho incorporando. Fazem trabalhos com magia. Se movimentam pouco. Alguns usam cajados.
Atribuições dos Caboclos
Entidades que trabalham na caridade, como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a amar o próximo e a natureza. Principal missão: ensinamento da espiritualidade e encorajamento da fé.
Assobios e Brados
Assobios traduzem sons básicos da força da natureza. Dão u impulso no corpo astral do médium para direcioná-lo corretamente, afim de liberá-lo das cargas negativas.
Os assobios assemelham-se à mantras, bem como o brado. Cada entidade emite o seu. Ou não.
Estalar os dedos
Se dá sobre o Monte de Vênus (parte gordinha da mão). Retoma a rotação e frequência do corpo astral, a descarga de energias negativas.
Até a próxima!
Muito axé!